CARTA DE APOIO DO FORGRAD NACIONAL AO PIBID
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação –
Gestão 2017 / 2018
CARTA DE APOIO DO FORGRAD
NACIONAL AO PIBID
Criado em 2009, como um programa do Ministério da Educação
e da CAPES, o PIBID iniciou suas atividades em 43 Instituições de Educação
Superior (IES), abrangendo 266 escolas, concedendo 3.088 bolsas. O ano de 2015
serve como referência para demonstrar o sucesso deste Programa, pois neste
momento passou a ter 284 IES, envolvendo 5.898 escolas e um montante de 90.254
bolsas concedidas. Tal investimento de recursos públicos só se realiza em algo
que está dando certo.
Quantas experiências de qualidade, de inovação pedagógica e de formação docentes foram geradas neste período? A iniciação à docência insere os estudantes dos cursos de licenciatura no conjunto de práticas docentes, assistidos por professores mais experientes, reconhecendo a escola pública como espaço indispensável de formação dos professores, com oportunidade de investigação dos problemas que afetam o ensino, assim como de experimentação e inovação pedagógica.
Entendemos que a qualidade da educação se dá pela formação e valorização do professor em suas dimensões essenciais para o fortalecimento à docência. No Brasil, estas estão contempladas pelos valorosos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e PIBID Diversidade, que marcam a história das licenciaturas e constituem-se em referências para a valorização da educação e de seus profissionais.
Como política de estado de caráter estruturante, o PIBID criou mecanismos concretos de articulação entre instituições e sujeitos no país inteiro, com uma ampla rede de trabalho e formação. Os Programas apresentam diversidade de atividades planejadas de investigação, de inovação pedagógica e de formação docente, possibilitando o conhecimento compartilhado sobre o trabalho/formação, considerando a pluralidade de escolas públicas, estimulando enraizamento na cultura local e provocando o olhar para as conexões com o não-local.
A articulação entre as IES e escolas de educação básica com o intuito de formar melhores professores e contribuir com a qualidade de ensino na rede pública, é o mecanismo concreto criado por estes Programas, que está sendo fundamental para a formação de uma nova geração de professores da Educação Básica.
Além disso, no PIBID é possível verificar uma ampla experiência formativa, com uma significativa produção contextualizada de conhecimento, que tiveram seus resultados amplamente incentivados e compartilhados, socializados em eventos e em forma de publicações em eventos científicos e educacionais, nacionais e internacionais.
Diante de todo este legado, o ForGRAD Nacional reivindica que o PIBID não pode ser desprezado e muito menos descontinuado, pois seria um retrocesso inimaginável para a Formação de Professores em um país que tem carência nesta área fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Posiciona-se no sentido de que o Programa tenha seus recursos garantidos e até ampliados, de modo que sua permanência possa fazer cumprir o papel de uma Nação que tem muito a avançar em termos educacionais.
Quantas experiências de qualidade, de inovação pedagógica e de formação docentes foram geradas neste período? A iniciação à docência insere os estudantes dos cursos de licenciatura no conjunto de práticas docentes, assistidos por professores mais experientes, reconhecendo a escola pública como espaço indispensável de formação dos professores, com oportunidade de investigação dos problemas que afetam o ensino, assim como de experimentação e inovação pedagógica.
Entendemos que a qualidade da educação se dá pela formação e valorização do professor em suas dimensões essenciais para o fortalecimento à docência. No Brasil, estas estão contempladas pelos valorosos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e PIBID Diversidade, que marcam a história das licenciaturas e constituem-se em referências para a valorização da educação e de seus profissionais.
Como política de estado de caráter estruturante, o PIBID criou mecanismos concretos de articulação entre instituições e sujeitos no país inteiro, com uma ampla rede de trabalho e formação. Os Programas apresentam diversidade de atividades planejadas de investigação, de inovação pedagógica e de formação docente, possibilitando o conhecimento compartilhado sobre o trabalho/formação, considerando a pluralidade de escolas públicas, estimulando enraizamento na cultura local e provocando o olhar para as conexões com o não-local.
A articulação entre as IES e escolas de educação básica com o intuito de formar melhores professores e contribuir com a qualidade de ensino na rede pública, é o mecanismo concreto criado por estes Programas, que está sendo fundamental para a formação de uma nova geração de professores da Educação Básica.
Além disso, no PIBID é possível verificar uma ampla experiência formativa, com uma significativa produção contextualizada de conhecimento, que tiveram seus resultados amplamente incentivados e compartilhados, socializados em eventos e em forma de publicações em eventos científicos e educacionais, nacionais e internacionais.
Diante de todo este legado, o ForGRAD Nacional reivindica que o PIBID não pode ser desprezado e muito menos descontinuado, pois seria um retrocesso inimaginável para a Formação de Professores em um país que tem carência nesta área fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Posiciona-se no sentido de que o Programa tenha seus recursos garantidos e até ampliados, de modo que sua permanência possa fazer cumprir o papel de uma Nação que tem muito a avançar em termos educacionais.
João Pessoa, Paraíba, em 26 de fevereiro de 2018.
ForGRAD Nacional – Gestão 2017
/ 2018
Presidente – Professora Mary Roberta Meira Marinho
Presidente – Professora Mary Roberta Meira Marinho
Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia da Paraíba – IFPB
Vice-Presidente – Professor Miguel Archanjo Freitas Junior
Vice-Presidente – Professor Miguel Archanjo Freitas Junior
Universidade Estadual de Ponta Grossa –
UEPG
ForGRAD Região Centro-Oeste
Coordenadora – Professora Maria Alice de Mello Fernandes
ForGRAD Região Centro-Oeste
Coordenadora – Professora Maria Alice de Mello Fernandes
Centro Universitário da Grande Dourados
– UNIGRAN
Vice-Coordenador – Professor Marcelo Mello Barbosa
Centro Universitário de Anápolis –
UNIEVANGELICA
ForGRAD Região Nordeste
Coordenadora – Professora Andréa de Araújo
ForGRAD Região Nordeste
Coordenadora – Professora Andréa de Araújo
Universidade Estadual do Maranhão –
UEMA
Vice-Coordenador – Professor Luiz Henrique de Gouvêa Lemos
Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia – IFAL
ForGRAD Região Norte
Coordenador – Professor Edmar Tavares da Costa
ForGRAD Região Norte
Coordenador – Professor Edmar Tavares da Costa
Universidade Federal do Pará – UFPA
Vice-Coordenador – Professor David Lopes Neto
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
ForGRAD Região Sudeste
Coordenadora – Professora Leida Calegário de Oliveira
ForGRAD Região Sudeste
Coordenadora – Professora Leida Calegário de Oliveira
Universidade Federal dos Vales do
Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Vice-Coordenadora – Professora Francely Aparecida dos Santos
Universidade Estadual de Montes Claros –
UNIMONTES
ForGRAD Região Sul
Coordenadora – Professora Soraia Cristina Tonon da Luz
ForGRAD Região Sul
Coordenadora – Professora Soraia Cristina Tonon da Luz
Universidade do Estado de Santa
Catarina – UDESC
Vice-Coordenador – Professor Alexandre Marino Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
– UFSC
Membros
do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação da Gestão 2017 / 2018.
O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) é constituído
por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes,
das Universidades e Centros Universitários e tem por objetivos: (a) elaborar
políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e
inerentes às Pró-Reitorias de Graduação, em nível nacional e regional, e (b)
contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação
Superior que visem o pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com
órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.
ForGRAD
Nacional Gestão 2017 / 2018
E-mail - forgradnacionalgestao20172018@gmail.com
Blog
- forgradnacionalgestao20172018.blogspot.com.br
Comentários
Postar um comentário