CARTA DE APOIO DO FORGRAD NACIONAL AO PIBID














Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – Gestão 2017 / 2018


CARTA DE APOIO DO FORGRAD NACIONAL AO PIBID


Criado em 2009, como um programa do Ministério da Educação e da CAPES, o PIBID iniciou suas atividades em 43 Instituições de Educação Superior (IES), abrangendo 266 escolas, concedendo 3.088 bolsas. O ano de 2015 serve como referência para demonstrar o sucesso deste Programa, pois neste momento passou a ter 284 IES, envolvendo 5.898 escolas e um montante de 90.254 bolsas concedidas. Tal investimento de recursos públicos só se realiza em algo que está dando certo.

Quantas experiências de qualidade, de inovação pedagógica e de formação docentes foram geradas neste período? A iniciação à docência insere os estudantes dos cursos de licenciatura no conjunto de práticas docentes, assistidos por professores mais experientes, reconhecendo a escola pública como espaço indispensável de formação dos professores, com oportunidade de investigação dos problemas que afetam o ensino, assim como de experimentação e inovação pedagógica.

Entendemos que a qualidade da educação se dá pela formação e valorização do professor em suas dimensões essenciais para o fortalecimento à docência. No Brasil, estas estão contempladas pelos valorosos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e PIBID Diversidade, que marcam a história das licenciaturas e constituem-se em referências para a valorização da educação e de seus profissionais.

Como política de estado de caráter estruturante, o PIBID criou mecanismos concretos de articulação entre instituições e sujeitos no país inteiro, com uma ampla rede de trabalho e formação. Os Programas apresentam diversidade de atividades planejadas de investigação, de inovação pedagógica e de formação docente, possibilitando o conhecimento compartilhado sobre o trabalho/formação, considerando a pluralidade de escolas públicas, estimulando enraizamento na cultura local e provocando o olhar para as conexões com o não-local.

A articulação entre as IES e escolas de educação básica com o intuito de formar melhores professores e contribuir com a qualidade de ensino na rede pública, é o mecanismo concreto criado por estes Programas, que está sendo fundamental para a formação de uma nova geração de professores da Educação Básica.

Além disso, no PIBID é possível verificar uma ampla experiência formativa, com uma significativa produção contextualizada de conhecimento, que tiveram seus resultados amplamente incentivados e compartilhados, socializados em eventos e em forma de publicações em eventos científicos e educacionais, nacionais e internacionais.

Diante de todo este legado, o ForGRAD Nacional reivindica que o PIBID não pode ser desprezado e muito menos descontinuado, pois seria um retrocesso inimaginável para a Formação de Professores em um país que tem carência nesta área fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Posiciona-se no sentido de que o Programa tenha seus recursos garantidos e até ampliados, de modo que sua permanência possa fazer cumprir o papel de uma Nação que tem muito a avançar em termos educacionais.

João Pessoa, Paraíba, em 26 de fevereiro de 2018.





ForGRAD Nacional – Gestão 2017 / 2018 

Presidente – Professora Mary Roberta Meira Marinho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Vice-Presidente – Professor Miguel Archanjo Freitas Junior

Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG 

ForGRAD Região Centro-Oeste 

Coordenadora – Professora Maria Alice de Mello Fernandes

Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN

Vice-Coordenador – Professor Marcelo Mello Barbosa

Centro Universitário de Anápolis – UNIEVANGELICA 

ForGRAD Região Nordeste 

Coordenadora – Professora Andréa de Araújo

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Vice-Coordenador – Professor Luiz Henrique de Gouvêa Lemos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFAL 

ForGRAD Região Norte 

Coordenador – Professor Edmar Tavares da Costa

Universidade Federal do Pará – UFPA

Vice-Coordenador – Professor David Lopes Neto

Universidade Federal do Amazonas – UFAM 

ForGRAD Região Sudeste 

Coordenadora – Professora Leida Calegário de Oliveira

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Vice-Coordenadora – Professora Francely Aparecida dos Santos

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES 

ForGRAD Região Sul 

Coordenadora – Professora Soraia Cristina Tonon da Luz

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Vice-Coordenador – Professor Alexandre Marino Costa

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC




Membros do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação da Gestão 2017 / 2018.




O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) é constituído por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários e tem por objetivos: (a) elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias de Graduação, em nível nacional e regional, e (b) contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem o pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.



 ForGRAD Nacional Gestão 2017 / 2018 
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